O curso de Bacharelado em Ciência da Computação da Universidade Federal de São Carlos, campus São Carlos, teve início no ano de 1975, tendo sido reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), através do parecer n.º 1522/79 de 9 de novembro de 1979. O curso tem duração de 8 semestres, com a oferta de 60 vagas anuais, em período integral, com regime exclusivamente diurno.
O curso foi reformulado e conta com uma nova ideologia a partir de janeiro de 2019. Além de uma nova matriz curricular, bem mais aderente às demandas atuais do mercado e de pesquisa, o curso oferece Linhas de Formação, permitindo que as/os estudantes optem por conjuntos de disciplinas que são de seus interesse. O Projeto Pedagógico do Curso é o documento que contém todos os detalhes sobre nosso curso. Lembre-se de consultá-lo sempre que achar necessário!
O profissional formado em nosso curso possui sólida formação em Ciência da Computação e Matemática, o que o capacita a construir: aplicativos para dispositivos móveis; aplicações comerciais, financeiras e industriais; sistemas inteligentes (usando inteligência artificial e aprendizado de máquina); ferramentas de desenvolvimento de software; softwares de infraestrutura (sistemas operacionais, compiladores, etc); sistemas embarcados, entre outros.
Uma das características principais da formação que proporcionamos é fazer com que o profissional tenha capacidade de aprender coisas novas rapidamente, pois a computação demanda esse tipo de profissional. Todos os nossos ex-alunos encontram-se muito bem empregados em empresas nacionais e multi-nacionais. Muitos de nossos egressos também seguiram carreira acadêmica, fazendo mestrado, doutorado e pós-doutorado, e hoje são professores pesquisadores no Brasil e em outros países.
Além disso, o egresso de nosso curso também possui uma formação humanística, o que o diferencia de outros cursos totalmente técnicos e que não preparam o profissional para trabalhar em equipe, fazer apresentações em público, desenvolver senso de responsabilidade, etc.
Para integralização do curso a/o estudante precisa cursar 216 Créditos (1 crédito = 1 hora) o que equivale a 3240 horas de atividades, com uma média de 27 créditos (até 6 disciplinas) por semestre. Cerca de 55% desses créditos vem das Disciplinas Obrigatórias (cursadas nos 4 primeiros semestres do curso) e o restante das Disciplinas Optativas, Eletivas e de Atividades Complementares.
Nos 4 últimos semestres do curso, a/o estudante poderá optar por cursar uma ampla gama de Disciplinas Optativas das 10 Linhas de Formação: Engenharia de Software, Aprendizado de Máquina, Banco de Dados, Processamento Digital de Imagens e Visão Computacional, Arquitetura de Computadores, Tratamento e Visualização de Dados, Sistemas Embarcados, Programação de Alto Desempenho, Programação Avançada e Desenvolvimento Web e Móvel.
No último semestre do curso, a/o estudante poderá escolher entre realizar um Estágio em alguma empresa ou desenvolver um Trabalho de Conclusão de Curso.
O curso de Bacharelado em Ciência da Computação, campus São Carlos, tem por objetivo formar profissionais de excelência que empreguem a computação como atividade fim ou meio de modo a contribuir para o crescimento social, cultural e econômico do país. Esses objetivos são alcançados por meio da exposição do/a estudante a um conjunto de componentes curriculares diversificado, que lhe tragam conhecimentos atualizados do mercado e da área acadêmica. O emprego da computação como atividade fim visa evoluir a computação em si, promovendo a criação, melhoria e inovação em hardware e software. Já seu emprego como atividade meio consiste na sua utilização para apoiar o desenvolvimento de outras áreas.
Os profissionais formados em nosso curso são capazes de atuar no mercado de trabalho, junto a áreas que utilizem recursos computacionais na implementação de produtos e em atividades de pesquisa e de ensino, normalmente vinculados a uma instituição de ensino superior. Eles devem estar aptos a resolver classes de problemas, que podem variar de acordo com as especificidades de cada implementação:
modelagem e especificação dos problemas do mundo real;
implementação de sistemas de grande porte;
validação e transmissão da solução de um problema de forma efetiva e contextualizada ao problema original.
De modo geral, o profissional deverá ser capaz de desempenhar as seguintes funções, variando de acordo com as especificidades de cada implementação:
projetista de software;
projetista de hardware;
consultor de tecnologia;
gerente de área/empresa tecnológica.
Alguns diferenciais que nosso curso oferece em relação a outros cursos de Ciência da Computação são:
Oferecimento de Linhas de Formação: nosso curso oferece um amplo conjunto de disciplinas optativas da área de computação organizadas em Linhas de Formação. Após a conclusão das disciplinas obrigatórias, que são ofertadas nos 4 primeiros semestres do curso, a/o estudante poderá selecionar linhas de formação que mais se adequem ao perfil profissional desejado.
Incentivo a um maior engajamento em Atividades Complementares: nesse curso, acreditamos que a formação da/do estudante depende grandemente de sua exposição a experiências diversificadas durante o curso, por isto nosso curso incentiva as/os estudantes a cumprirem um número alto de horas em atividades complementares. Exemplos de atividades complementares às quais as/os estudantes estarão expostos são: Iniciação Científica; Programa de Educação Tutorial (PET); Projeto Integrador Extensionista; Organização de Eventos (como a Semana de Computação, Secomp); Participação em Empresa Júnior; Treinamentos e Competições como a Maratona de Programação.
Aperfeiçoamento de competências de desenvolvimento de Projetos: nosso curso conta com uma atividade curricular denominada Projeto Integrador Extensionista (PIE). Um PIE é um projeto que deve ser desenvolvido por grupos de estudantes e possui o objetivo de integrar o conhecimento de várias disciplinas do curso, além de fornecer à/ao estudante uma experiência holística de todas as fases do desenvolvimento de um sistema.
Maior disponibilidade para realizar Estágio: no último semestre do nosso curso a matriz curricular não possui atividades curriculares presenciais. Assim, caso a/o estudante opte por fazer estágio, ela/ele poderá realizá-lo em empresas geograficamente distantes de São Carlos, inclusive internacionais, pois não necessitará estar presente na Universidade neste semestre.
Incentivo à Pesquisa: nosso curso também oferece a oportunidade de conhecer a carreira científica. Assim, a/o estudante que possui perfil para a carreira científica em computação pode optar por fazer Iniciação Científica durante o curso e solicitar equivalência desta com o Trabalho de Conclusão do Curso, agilizando o início da sua pós-graduação.
Limitação da quantidade de Disciplinas por semestre: reconhecendo que a/o estudante precisa de tempo para exercitar, refletir e compreender os conceitos apresentados nas aulas, a matriz curricular foi projetada para que a/o estudante curse no máximo seis disciplinas por semestre.
Preparação para o Aprendizado Contínuo: acima de tudo, reconhece-se ser impossível ensinar e aprender tudo o que seria desejado em um curso de Ciência da Computação no período de 4 anos. Por esse motivo, nosso curso oferece uma base sólida de conhecimentos e práticas de estudo que permitem à/ao estudante atualizar-se e aprimorar-se ao longo de toda sua carreira profissional.
Consciência do papel do Egresso na Sociedade: além da formação específica em computação, nosso curso também provê um conjunto diversificado de disciplinas optativas do núcleo de humanas no sentido de fornecer à/ao estudante consciência sobre seu papel social e ético na sociedade.