Notícias

Iniciativa "Ética na Computação": necessidade de regulamentação da IA


Dando seguimento à série de textos da iniciativa "Ética na Computação", confira abaixo o segundo texto da série, que aborda a necessidade de regulamentação da IA.

Os textos foram produzidos pelos alunos como atividade da disciplina Ética em Computação, ministrada pela Profa. Marcela Ribeiro, com o objetivo de refletir sobre a importância da conscientização dos valores éticos no âmbito da computação.


"Necessidade de regulamentação da IA


Um grande problema de ética na computação é o tratamento de dados de usuários. Muitas vezes esses dados são negligenciados, resultando em vazamentos. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) veio para melhorar a manipulação de dados pessoais, de maneira coerciva, punindo quem disponibilizar indevidamente os dados.

Outro assunto muito atual é sobre a regulamentação do desenvolvimento e o uso da Inteligência Artificial (IA). Muitos temem que a IA possa dominar a humanidade e até mesmo extingui-la. Segundo notícias recentes, a demissão de um CEO da OpenAI foi realizada após uma carta de pesquisadores da própria OpenAI, temendo que um novo projeto fosse um desses avanços apocalípticos para a humanidade.

Creio que hoje o assunto mais necessário sobre ética na computação, seja realmente a regulamentação sobre o uso e desenvolvimento da IA, pois pode ser catastrófico deixar como está."


Publicação previamente autorizada pelo autor.

Texto produzido na disciplina Ética em Computação – DC/UFSCar