Seminário 25/10/23

25/10 - 14h

Seminário: Blockchain em cadeias de abastecimento

Auditório do DC

Palestrante: Fredy João Valente

Resumo: A Organização Mundial da Saúde estima que mais de 400.000 mortes ocorrem todo ano devido a doenças originadas em alimentos (manipulação, contaminações na cadeia de abastecimento). Sistemas tradicionais de rastreabilidade de alimentos utilizam uma estratégia limitada OUOD (One Up One Down), o que não ajuda em casos suspeitos de contaminação. Existe ainda um problema sério de fraudes, falsificações e adulterações de alimentos, marcas e origem. Neste seminário, discutiremos este problema e como Blockchain pode ser utilizado como plataforma solução em conjunto com IA e IoT, provendo uma solução não centralizada, compartilhada entre diversos "stakeholders", com atuação direta na cadeia de valor gerando benefícios como sincronismo de transações, rastreabilidade, garantia de origem e satisfação para o consumidor.

Mini-currículo: Engenheiro Elétrico pela EESC-USP, 1987, Mestre em Física Aplicada pelo IFSC-USP, 1991 e Ph.D. Electronics & Computer Science - Universidade de Southampton, Reino Unido, 1995. Foi professor recém doutor no ICMC-USP, 1996-97, Sócio fundador da S&V Consultoria, 1997-2004, empresa focada em smart cards sem contato (NFC) para soluções corporativas de controle de acesso de bilhetagem eletrônica para transporte público. Em 2005, realizou estágio Pós Doutoral na Universidade de Southampton, na área de computação pervasiva, computação ubíqua, redes de sensores e IoT, aplicadas às soluções de Supply-Chain baseadas em RFID/EPC e IoT. Foi diretor técnico - COSS Consulting, 2006-2015, empresa focada em soluções para Cadeias de Abastecimento inteligentes baseadas em RFID/EPC. Atualmente é Prof. Adjunto em Engenharia de Computação na UFSCar.