Seminário 17/01/2024

17/01 - 14h

Seminário: Interação apoiada por sensores para a saúde mental e o bem-estar

Auditório do DC

Palestrante: Vania Paula de Almeida Neris

Resumo: A vida cotidiana está repleta de sensores que capturam dados de interesse, incluindo aqueles para a saúde mental e o bem-estar. No entanto, o desafio maior está em como dar sentido a tantos dados de forma que o contexto real esteja bem representado. A palestra visa discutir esse desafio e, para tal, apresenta uma síntese de uma trajetória acadêmica que começa com a oferta de interfaces de usuário sob medida a partir de dados informados pelo usuário, passando pela coleta de indícios emocionais por meio de sensores e o design de sistemas computacionais que visam apoiar a saúde mental e o bem-estar colocando o humano como parte central no processamento dos dados em uma abordagem human-in-the-loop.

Mini-currículo: Vânia Neris é Professora Associada no Departamento de Computação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde lidera o Laboratório de Interação Flexível e Sustentável (LIFeS). Esteve como pesquisadora visitante, em nível de pós-doutorado no Departamento de Ciência da Informação e Tecnologia da Universidade de George Mason, nos Estados Unidos. Ela recebeu um título de doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e realizou pesquisas na Universidade de Reading, no Reino Unido, durante o doutorado. É formada em Engenharia de Computação pela UFSCar (turma 1998 - 2002) e pesquisa na área de Interação Humano-Computador desde 1999.