Seminário 04/10/2023

Seminário: Tecnologia Assistiva Vestível

Local: Auditório do DC

Palestrante:  Luciano Neris

Resumo: A capacidade de processamento atual dos microprocessadores permite que técnicas como o aprendizado profundo possam ser embarcadas e empregadas no reconhecimento de padrões e na classificação de dados oriundos de dispositivos de captura de imagem e/ou som. Essa característica aliada ao avanço da micro-eletromecânica, que permitiu o desenvolvimento de sensores e atuadores de tamanho reduzido e de baixo consumo energético, possibilita explorar novas abordagens no desenvolvimento ou expansão da capacidade dos dispositivos vestíveis existentes. Este seminário apresenta o desenvolvimento de um dispositivo assistivo vestível para identificar objetos e determinar a sua posição e distância utilizando o aprendizado profundo e uma abordagem de interação com dispositivos vestíveis.

Mini-currículo: Possui doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2008) e mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (2001). Realizou pós-doutoramento no Department of Information Sciences and Technology da Universidade George Mason, EUA (2021-2022). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Computação da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de sistemas embarcados, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas aéreos não tripulados, tecnologia assistiva, wearables e visão computacional.