Seminário 01/11/23

01/11 - 14h

Seminário: ntropiQ: Iniciativa Brasileira para o Desenvolvimento de Soluções Quânticas

Auditório do DC

Palestrante: Celso J. Villas-Boas

Resumo: ntropiQ é uma iniciativa privada criada pelo Centro de Pesquisa Avançada Wernher von Braun, de Campinas, Brasil, em colaboração com a Universidade Federal de São Carlos (São Carlos, Brasil). Juntamente com uma equipe de renomados cientistas, engenheiros e profissionais de negócios, a iniciativa já vem trabalhando para gerar valor em aplicações na área de Mecânica Quântica. Estamos focados na Tecnologia da Informação em seu núcleo: fundamentos da Mecânica Quântica e suas aplicações para melhorar sensores, sistemas de comunicação seguros e algoritmos quânticos (computação quântica), sempre voltados para problemas industriais e comerciais. Falaremos então sobre os projetos e alguns dos resultados já obtidos.

Mini-currículo: Celso J. Villas-Boas: Pesquisador com mais de 25 anos de experiência na área de Informação Quântica (computação quântica e comunicação quântica) e Óptica Quântica, líder do Grupo de Óptica Quântica e Informação Quântica da UFSCar, com dezenas de artigos na área. É convidado especial de Fóruns de Computação Quântica/Informação Quântica, incluindo Universidades do Brasil e do exterior, do Exército Brasileiro e do Ministério das Relações Internacionais do Brasil, além das principais conferências/workshops científicos internacionais na área. Foi Chefe do Departamento de Física da UFSCar e Coordenador dos Cursos de Graduação em Licenciatura em Física e de Pós-Graduação em Física/UFSCar. Orientou mais de 50 pesquisadores, entre mestres, doutores e pós-doutores, além de alunos de graduação. Nos últimos anos, tem trabalhado intensamente na estruturação de projetos de aplicação da Mecânica Quântica em parceria com o Centro de Pesquisas Avançadas Wernher von Braun, organizando equipes e colaborações no Brasil e no mundo, com diversos resultados reconhecidos a nível internacional.