Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Graduação BCC Estrutura

Estrutura

Descrição da estrutura básica do curso

As grandes áreas do curso são: Arquitetura de Computadores e Processamento de Imagens, Engenharia de Software e Banco de Dados, Inteligência Artificial e Controle, Realidade Virtual, e Sistemas Distribuídos e Redes.

Os três primeiros semestres do curso de BCC são constituídos basicamente de disciplinas de formação geral e disciplinas básicas da área de computação.

A partir do quarto período letivo são oferecidas disciplinas específicas da área de informática.

A partir do quinto período do curso, o aluno deverá cursar disciplinas optativas e optativas complementares, que permitem acentuar seus conhecimentos nas diversas áreas.

*Existem leis trabalhistas que regem o reconhecimento da atividade de estágio em empresas, das quais extraímos as informações que são passadas para os alunos, e nas quais se baseia a Procuradoria Jurídica da UFSCar. Além disso, existe um regulamento interno, que deve ser seguido pelos alunos dos cursos oferecidos pelo Departamento de Computação. Esse regulamento é formulado pelo Coordenador de Estágio/Coordenador de Curso. Ele é entregue aos alunos interessados, e as dúvidas devem esclarecidas com esse coordenador.

No sétimo período, o aluno deverá cursar estágio*, como disciplina obrigatória para sua integralização de créditos. No oitavo e último período, o aluno deverá cursar disciplinas optativas e/ou optativas específicas da área de Ciências Humanas, e Seminários em Informática.

Os alunos regulares do curso de Bacharelado em Ciência da Computação têm oportunidade de realizar ainda, estudos extras, paralelamente ao atendimento normal do curso, através de bolsas de monitoria, de iniciação científica e de treinamento. Informe-se sobre estas oportunidades junto à Secretaria do Departamento.

As disciplinas têm seus valores discriminados em créditos. Cada crédito equivale a 15 horas-aula (15 semanas). No entanto, um semestre tem de 16 a 18 semanas de aula, por causa das atividades extra-curriculares, realizadas pela Coordenação do Curso e pelos docentes do Departamento de Computação.

O Curso de Bacharelado em Ciência da Computação tem a duração de 04 anos, sendo que pode ser concluído, conforme a legislação, no mínimo em 03 anos e no máximo em 07 anos.
Ações do documento

Esta é a página do DC-UFSCar. O departamento não tem presença oficial em nenhuma rede social, e como tal, não se responsabiliza por eventuais informações ou opiniões postadas no Facebook, Twitter, e similares.